quinta-feira, janeiro 13, 2011

Na serra mandam os serranos

Chamem-lhes serranos, o que quiserem. A verdade é que quem visita o Estádio Municipal de Alvaiázere volta para casa com uma triste história para contar. Há mais de dois anos, desde o dia 23 de Novembro de 2008, que o Grupo Desportivo de Alvaiázere não sabe o que é perder no seu campo. E até essa derrota foi na secretaria…
Há equipas que transformam o seu reduto num campo inexpugnável, onde é difícil alguém vencer. Seja pelo apoio dado pelos adeptos, pelas dificuldades de adaptação dos adversários às medidas do Estádio, ou por algum factor inexplicável, é essa a realidade do Grupo Desportivo de Alvaiázere, equipa que representa a pequena vila no interior do distrito de Leiria na Divisão de Honra de futebol. Passaram 33 jogos ou 781 dias desde a última derrota sofrida pela equipa orientada por Paulo Neves e mesmo essa, frente ao Pelariga, foi decretada na secretaria pela Associação de Futebol de Leiria. “Disseram que havia um jogador mal inscrito”, lamenta o treinador. Com uma subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria pelo meio, os dias passam, os adversários vão sendo sucessivamente derrotados e não há quem pareça incomodar o Alvaiázere no seu reduto. São nada mais, nada menos do que 30 vitórias alcançadas e apenas três empates concedidos. Derrotas, nem uma. Mas afinal de onde vem o segredo para tantos sucessos em casa?
Será do consumo do chícharo, uma planta leguminosa com grande tradição nesta região e rica em lípidos, hidratos de carbono, fósforo e potássio? Entre os adeptos mais velhos há quem diga que sim, mas não é essa a versão oficial. Segundo o presidente, Mário Bruno Gomes, são dois os motivos para haver, em pleno Pinhal Interior uma equipa de futebol que não quer deixar mal os seus adeptos. Por um lado, “a alma serrana”, de “antes quebrar que torcer” dos atletas, a maior parte originária de Alvaiázere. O outro, o treinador, uma espécie de José Mourinho da serra. “Nunca vi ninguém trabalhar tão bem todos os aspectos do treino. Ele tem os jogadores na mão.” Já o técnico Paulo Neves aponta a qualidade e a formação pessoal dos jogadores, “a maior parte com curso superior” e as “óptimas condições de trabalho” para o sucesso da equipa.
A verdade é que ainda há muito adversários que os vêem como “serranos”, como se os “pudesse enganar”. “Nós fingimos que sim. É algo que joga a nosso favor”, salienta Paulo Neves. Mário Bruno Gomes até gosta que os tratem assim. “Há quem não tenha nada, mas os alvaiazerenses têm a serra para se poderem orgulhar”, diz. Ao fim de 13 jornadas, o Alvaiázere ocupa a quinta posição da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria, mas já a distantes 10 pontos do líder Ginásio de Alcobaça. Em casa tem cinco vitórias e um empate. Foram, uma vitória, três empates e três derrotas. E o futuro do clube, que para esta época tem um orçamento de 80 mil euros, como será? O sonho de regressar à 3ª Divisão, onde  clube fundado em 1979 esteve em duas ocasiões (82/83 e 85/86), existe, mas bem presente está a realidade de um “pequeno concelho do interior com não mais de sete mil habitantes”. E o presidente dá o exemplo. “Alcobaça deve ter tantos praticantes de desporto como Alvaiázere habitantes.” Por isso, pese as “excelentes” condições existentes para a prática do desporto no concelho, o importante é “formar homens e atletas”.

Miguel Sampaio - Jornal de Leiria

12 comentários:

  1. Fazem lembrar a aldeia do Astérix. :). Excelente artigo de Miguel Sampaio. Mais um

    ResponderEliminar
  2. Uma das razões é de ter uma equipa de algum valor.
    Outra das razões, é do tapete de relva sintéctico, que é do pior que já vi: têm muita borracha em excesso e a bola saltita que nem uma louca e assim só benefecia as equipas menos tecnicista e provoca uma luta demasiado intenssa no confronto fisico na disputa da bola´ou seja a bola anda sempre aos saltitões o que impede as equipas de praticar bom futebol, principalmente de jogar bola pelo chão:

    Técnico

    ResponderEliminar
  3. Quase k aposto k no proximo jogo em casa...é smp assim!!!

    ResponderEliminar
  4. Ainda lhes aconrece como o Boavista.

    ResponderEliminar
  5. Equipa de nivél baixo; andam cheios de mija.
    Ainda agora começou, veremos como acabam.

    ResponderEliminar
  6. Não querendo agoirar .... no próximo jogo em casa a derrota é capaz de aparecer .

    ResponderEliminar
  7. O ano passado também houve uma grande publicidade em torno do Bombarral porque não perdia e o director usava uma camisola vermelha toda cheia de bolor e a cheirar mal, mas não a tirava porque dizia ele que dava sorte mas após faerem publicidade nos jornais do sucesso, logo começaram a perder.
    Esta notícia é um incentivo aos clubes que defrontam o Alvaiazere e o meu vatícino é para que este clube fique do meio da tabel para baixo porque aqueilo que tem tido é uma grande sorte, melhor dizendo, uma grande leiteira, e até tinham a obrigação de ir colocar uma velinha a NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

    ResponderEliminar
  8. Digamos que a ultima derrota em campo foi com o pedroguense ... a pois é ...

    ResponderEliminar
  9. Bom,parabéns!
    Mas so sei q das últimas 3 vezes que ai joguei, ganhei duas! (grande golo do gonzalito e 2 ou 3 do tubaralho!)

    Um grande abraço ao palheira, valente e jorge!!!

    Continuem! Recreio VS Alvaiazere na final da taca!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo de 13 Janeiro , 2011 4:39 PM

    tem toda a razão o campo de alvaiázere é. e desculpem a expressão, uma m*****

    Aquilo tem a relva toda lixada, a relva até se arranca com as nossas próprias mãos e depois para compensar, metem para lá borracha de esgalhão! Só vos dou um conselho, metam outro tapete!

    Mas tirando isso, tem umas fabulosas instalações, com bastantes balneários, e com uma bancada agradável!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  11. anónimo das 10.01, é o que dá ser dos primeiros a por coisas novas, muito jogador da zona norte do distrito pisou a primeira vez um relvado sintético em Alvaiázere, obviamente por ser um dos mais velhos, e também pelo facto dos modelos mais recentes serem de melhor qualidade, o de Alvaiázere seja efectivamente um dos que estão em pior estado. mas sintético é um investimento caro e, especialmente com a conjuntura actual, não dá para trocar de tapete de 6/7 em 6/ anos, tem que durar o tempo que puder aguentar.

    ResponderEliminar
  12. Arranjam todas as desculpas para perder em Alvaiázere..até dá vontade de rir! E que tal os vossos pés serem fraquinhos!!:)..a borracha do sintético atrapalha muito!!!!Ah...e a bola atrapalha bastante tambem!!
    hehehehehe....

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook