quinta-feira, janeiro 06, 2011

Entrevista a Telmo Cruz , treinador do CD Pataiense


Depos de uma década como jogador, Telmo Cruz assumiu, há cerca de um mês, o comando técnico do CD Pataiense, substituindo Togui, do qual era adjunto. Passado o choque incial, o jovem técnico acredita que ganhou o grupo e acredira que a equipa pode ir longe no campeonato.
.
Região de Cister - O que representa para si treinar o CD Pataiense?
Telmo Cruz - Sinto um enorme orgulho por ter deixado de ser jogador no final da época passada e três meses depois do arranque da temporada ter a oportunidade de passar a liderar o grupo de trabalho em novas funções. Foi tudo muito rápido. Era um sonho que tinha, até pelo meu passado enquanto atleta neste clube, mas não esperava que fosse tão cedo.
.
RC - Quando foi convidado, sentia-se preparado para as funções?
TC - Sentia-me com capacidade para liderar o grupo, mas só o fiz porque tenho plena confiança no meu colega, Dário Cabete, que é mais do que um adjunto. Dividimos as responsabilidades e as tarefas em tudo. Só aceitamos o cargo, porque sentimos que tínhamos capacidade, mas também tenho a noção de que não estamos ainda preparados para o fazer na plenitude. O plantel tem a noção de que sou um treinador jovem, que estou a começar, e eles têm sido espectaculares e ajudado no trabalho. Só assim, todos juntos, poderemos atingir o sucesso.
.
RC - Não obstante, começou a nova etapa com duas derrotas...isso não fez abalar o grupo?
TC - Há derrotas e derrotas. Por estranho que possa parecer, perdemos o primeiro jogo com o GD Guiense(1-4), mas senti que o grupo estava comigo. Dias depois, o jogo da Supertaça Distrital, com o SCE Bombarralense (0-1), deu para ver que tinha condições e capacidades para gerir o grupo. Esse jogo foi o clique para eu sentir que tínhamos todas as condições para ficar com a equipa. O grupo mostrou em campo que estava connosco.
.
RC - E, logo depois chegaram as vitórias...
TC - Depois de uma derrota tão injusta na Supertaça, a mensagem que passei para os jogadores foi de que eles só tinham de acreditar neles próprios e demonstrar no jogo seguinte toda a sua capacidade. Conseguimos duas vitórias consecutivas, e depois um empate, num jogo menos conseguido por excesso de confiança. Tivemos um período de férias, vamos reiniciar o campeonato e sinto que a equipa está bem, moralizada e quer dar continuidade ao trabalho. Vamos pensar jogo a jogo, para tentar subir na tabela.
.
RC - E chegar aos primeiros lugares?
TC - O nosso objectivo é fazer o melhor possível e isso passa por andar nos primeiros lugares da Divisão de Honra Distrital. Temos condições para lutar pelos primeiros lugares, porque o espírito de grupo é muito forte. Esse é o meu objectivo.
.
RC - A dispensa de alguns jogadores foi importante para conquistar o plantel?
TC - Quando o Tógui saiu, fomos convidados pela direcção do CD Pataiense para assumir a equipa nos dois jogos seguintes e esse período de tempo deu para fazer a análise da equipa. Naqueles dois jogos poderíamos ver como evoluía a relação jogador-treinador e treinador-jogador, perceber se a mensagem passava, e nesse sentido, se tínhamos condições para ficar. Percebemos que sim, mas que era necessário fazer alguns reajustamentos, porque o grupo não estava saudável. Tivemos de mandar um jogador embora, outro abdicou de jogar por questões pessoais e outro saiu porque entendeu que não se sentia confortável no grupo. Tudo o que fizemos foi para bem do grupo.
.
RC - Foi esse reajustamento que faltou fazer a Tógui para permanecer no clube, até porque os resultados desportivos eram normais até ao momento da dispensa?
TC -  Enquanto adjunto do Tógui, alertei diversas vezes para essa necessidade. Esse problema foi um dos que ajudou á saída dele, mas provavelmente houve outras situações que contribuíram.
.
RC - É natural do Juncal, mas jogou uma década em Pataias. O Pataiense passaou a ser o seu clube de coração?
TC - Aprendi a gostar do Pataiense, clube no qual me sinto respeitado pelas pessoas e se tornou no meu clube do coração. Fui um jogador normalíssimo, mas orgulho-me da minha carreira, que foi uma carreira com humildade e respeito pelas pessoas e um prazer enorme em jogar futebol. Foi assim no Juncalense e no Nazarenos e também foi nos dez anos em que vesti a camisola do CD Pataiense.
.
RC - E acredita que pode também ficar tantos anos no clube como treinador?
TC - Tenho a perfeita consciência de que é mais difícil ficar tantos anos a treinar do que a jogar, porque as funções são completamente distintas. O meu sonho é ser o melhor possível como treinador e continuar a andar ligado ao futebol, prespectivando sempre atingir outros patamares competitivos.

Joaquim Paulo - Região de Cister

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook