quinta-feira, dezembro 09, 2010

Será que vamos ter um histórico de regresso ao futebol distrital ??

Não, não se trata do regresso de D. Nun'Álvares Pereira quase 600 anos após a sua morte. Apesar de todos os problemas vividos pelo País, não será ele quem irá resgatar Portugal da crise. Quem está mesmo de volta, após 13 anos de actividade nula, é outro Condestável, mais amigo da bola, o Condestável Atlético Clube, de São Jorge, Porto de Mós.
Fundado a 1 de Maio de 1964, este histórico do futebol distrital, que conta no seu palmarés com uma participação no Nacional da 3ª Divisão em 1977/78 e a conquista de uma Taça Distrital (na foto), há muito que deixou de ter actividade. Foi em 1997 que tudo parou. No entanto, um grupo de fiéis adeptos da instituição, de todas as faixas etárias, decidiram reactivar o Condestável.
A notícia espalhou-se com alegria pelas ruas da aldeia. Quem tem contribuido para o renascer do clube é a Associação de Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, que cedeu o espaço onde funciona a sede provisória. “ As pessoas têm dado imenso apoio e disponobilizam- se para ajudar”, revela João Gomes, o novo presidente da direcção, com 26 anos. “Querem voltar a ver o clube vivo.” O novo líder da instituição tinha 13 anos quando o Condestável arrumou as bolas. Neto de um ex-presidente (José Cerca Serrano) e bisneto de um dos fundadores(Adelino Carreira Fino), João Gomes sabe o que é gostar do clube. Por isso, quer torná-lo novamente o centro da vida social e desportiva de São Jorge.
“ Esta era a oportunidade para voltar a dinamizar o clube e o associativismo na terra”, diz. “ Em São Jorge já só se fala no Condestável.” A opção “por enquanto” não passa por reactivar a mais tradicional das secções. “ Esclarecemos que, para já, não há condições para ter futebol.
É que o Condestável não tem dívidas, mas também não tem dinheiro...” As modalidades que vão arrancar de imediato é o paintball e o futsal, que terá uma equipa a competir já em 2011/12, mas o objectivo da direcção é ter várias actividades culturais, sociais e de interacção com a comunidade.

Miguel Sampaio - Jornal de Leiria

8 comentários:

  1. em que ano ganhou o condestavel a taça?

    ResponderEliminar
  2. Jorge Silva - Monte Realdezembro 09, 2010 5:29 da tarde

    Pelo tipo de penteados dos jogadores deve ter sido na década de 70 :). Esta foto é a foto modelo de todos os clubes que foram a final da taça, com o castelo imponente atrás da equipas. Que saudades deste tempo, do futebol puro, da sandes. Parece que estamos a voltar novamente a este tempos com os clubes a perceberem que não podem gastar o que nao têm. Faço votos que regressem e parabens ao Miguel Sampaio pela reportagem e ao vosso blog pela enorme divulgação que tem dado ao futebol distrital. pena que a associação nao pense da mesma forma e homenagei tudo e todos e por vezes se esqueça de tudo o que este espaço tem feito pelo futebol distrital de leiria. Acho que nós, que visitamos, haviamos de fazer uma petição para as entidades competentes reconhecerem o imenso trabalho feito pelo blog e assim o puderem ajudar. um abraço a todos os que gostam verdadeiramente do futebol distrital.

    ResponderEliminar
  3. Deixo aqui os meus parabéns a toda essa gente que está a trazer o Condestável de volta. Recordo-me dos meus tempo de miudo em que ia a pé ver o futebol a S Jorge que em algumas épocas foi temido pelas grandes nomes do futebol distrital palas suas excelentes equipas.
    Hoje um pouco mais distante e quase nos 38 anos deixo um abraço a toda essa gente.

    Boa Sorte a todos e "Boas Festas"

    ResponderEliminar
  4. Alguem do Condestável que coloque o nome dos jogadores.

    Pelo que vejo conheço muitos mas não me lembro do nome, reconheço o Salgueiro, José Menino GR, Grazina, Jaime.
    Outros parece-me o Eduardo, Cabral,
    Ant. Fanha e outro não me lembro.

    ResponderEliminar
  5. está também o Semião ... Assis ...João da Ribeira ...Asdrubal ...

    pelo menos ...

    Não me recordo destes tempos ... não sei se já era nascido ... mas uma coisa é certa ... o meu pai foi um grande Gr ...

    ResponderEliminar
  6. Desejo as maiores felicidades ao CONDESTÁVEL em nome do GINÁSIO CLUBE DE ALCOBAÇA .
    FORÇA e MUITA CORAGEM

    ResponderEliminar
  7. Este jogo foi contra o SL Marinha em 1977, tendo o Condestável ganho por 3-0. Existe no facebook uma pagina com o registo deste jogo com o nome dos jogadores. Agradeçemos o apoio de todos, um muito Obrigado

    Dário Vasco

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook