quarta-feira, dezembro 02, 2009

Nove vitórias consecutivas

Todos os domingos, Paulo Pedro, vice-presidente do Bombarralense para a área do futebol, cumpre o ritual de vestir a mesma camisa vermelha para assistir aos jogos do campeonato distrital de Leiria. Diz que é um amuleto e que desde que a usa a equipa não perdeu partida nenhuma. E já lá vão nove vitórias consecutivas, que deixam os adversários a larga distância.“Na primeira jornada vesti esta camisa e na brincadeira, como sou sportinguista, a malta disse que, porque ganhámos, eu agora devia andar com ela vestida vários domingos. E eu respondi que a usaria até ao dia em que nós perdêssemos, mas disse logo que pensava que pelo menos dez jogos iria estar com a camisa vestida. E cumpriu-se. Foi uma brincadeira que está a dar resultado”, relata ao JORNAL DAS CALDAS.“A camisa nem sequer é lavada. Todos os domingos, tiro a camisa e fica pendurada. Só a uso ao domingo, mais nada”, conta Paulo Pedro, que não se importa do falatório acerca dos “poderes” da camisa.A boa disposição é uma constante no balneário e Paulo Pedro prefere destacar que o sucesso reside no facto de ser “um grupo muito unido”.Nove vitórias consecutivas dão “um ânimo bastante grande”. Este é o melhor arranque de sempre do clube do Bombarral num campeonato, o que leva o vice-presidente a afirmar que “neste momento somos obrigados a assumir a candidatura à subida da divisão”. “No princípio da época não pensávamos nisso, só queríamos ficar bem classificados nos três primeiros lugares, mas da maneira como as coisas estão a correr temos mesmo de pensar na subida. O plantel é que começou a puxar pela direcção para esse objectivo”, declara.Cada jogo que têm pela frente “maior é a responsabilidade”. “Agora toda a gente quer ganhar ao Bombarralense”, aponta, reconhecendo que “sentimo-nos um alvo a abater”.

Só vitórias

Em nove jornadas, o Bombarralense venceu todos os encontros, marcando 19 golos e sofrendo dois (tem a melhor defesa, mas o melhor ataque é do Guiense, com 24 golos). A performance não é, no entanto, inédita, nos campeonatos distritais esta época. No distrital de Portalegre, o Campomaiorense conseguiu o mesmo número de vitórias seguidas nos nove jogos que disputou e apresenta um ‘goal-average’ de 38-2. Em Coimbra, o Nogueirense tem oito vitórias seguidas (25-6) e em Évora, o Vendas Novas arrancou o campeonato com cinco vitórias consecutivas (11-2).

Renovação

Metade da equipa da época passada, em que ficou em nono lugar, foi renovada. O Bombarralense foi buscar 12 novos jogadores ao Torreense, ao Rio Maior, ao Grupo Desportivo de Peniche, ao Óbidos Sport Clube, ao Lourinhanense e às suas camadas juniores e secção de futsal.

Agenda

O próximo jogo do clube do Bombarral para o campeonato distrital de Leiria é no dia 6 de Dezembro, na casa do Leiria e Marrazes. Depois recebe o Beneditense e antes do final do ano disputa o derby concelhio com o Valcovense, também do Bombarral.

“Algum dia vamos perder”

Paulo Silva, capitão da equipa, confessa que o balneário “está muito contente”. “Até agora já batemos o recorde distrital, que era de seis vitórias, agora vamos trabalhar para conseguir mais vitórias”, afirma.A força da equipa está “no colectivo”. “Trabalhamos todos para o conjunto e quando algum colega falha está logo outro para ajudar e incentivar. A união que temos no balneário transmitimos para dentro do campo”, manifesta.O capitão assegura que “vai ser difícil nos conseguirem parar”, mas está consciente de que “algum dia vai ter de acontecer perdermos”.Quanto à camisa vermelha do vice-presidente estar a dar sorte à equipa, Paulo Silva apenas graceja com a situação e revela outro ritual do plantel antes de entrar no relvado: “No aquecimento, os que jogam fazem os exercícios sempre juntos no mesmo sítio”.Apesar de jogar na posição de médio, Paulo Silva é actualmente o melhor marcador da equipa, com cinco golos.

Amadores com profissão

O orçamento para o futebol é de cinco mil euros mensais (dez meses). “Todos são amadores e trabalham noutra profissão. Jogam por divertimento. O que ganham aqui não dá quase para os gastos que têm”, afirma Paulo Pedro. Não há prémios de jogo e os atletas ganham entre 100 (mínimo) e 250 euros (máximo.A equipa treina três vezes por semana (terças, quintas e sextas), entre as oito e as nove e meia da noite, após o fim do dia de trabalho dos jogadores e antes de jantarem.A maior parte dos atletas é do Bombarral e o resto vive nos concelhos à volta. Orientado por Rui Almeida, o plantel tem 23 jogadores: guarda-redes – Luís Paulo, Dário e Bruno (júnior); defesas – Gato, Bruno Mimoso, Conchinha, Luís Silva, Vasco Silva, Nhau, Rui João e Cadeira; médios – Morgadinho, David Dias, Hélder Vitorino, Paulo Silva, Mário, André “Popas”, Vilaça e André “Peles”; avançados – Pedro Fonseca, Palatino, Bruno Basílio e Carlitos.

Francisco Gomes (texto) e Carlos Barroso (foto) (www.jornaldascaldas.com)

3 comentários:

  1. Se não fosse o dinheirinho da Câmara do Bombarral já tinhas vendido essa camisola para pagar os ordenados aos teus jogadores, pois essa relíquia suja transpirada agora vale uma fortuna. Para alívio dos que são obrigados a suportar essa transpiração, no Domingo na Aldeia do Desporto dos Marrazes já a vais tirar pois vais sofrer a primeira derrota. Quando se fala muito e se é vaidoso a paga vem logo a seguir. Até parece que a dita camisola é que ganha os jogos. Ou então o director que a veste. Santa ignorância tanta vaidade. Um clube que desceu aos distritais, com um estádio feito pela câmara, com o dinheiro dos nossos impostos e ainda vem aqui falar num trapo de uma camisola. Só de estar a responder a este artigo já me estou a enojar com o cheiro da camisola.

    ResponderEliminar
  2. De facto concordo com o comentario anterior.E acrescento mais umas coisas.
    Num passado recente alguns elementos da equipa andavam ás turras,diziam mal uns dos outros e agora está tudo bem,como se nada tivesse passado.Que vergonha!So aqui dá para ver que nao têm palavra e sao homens com "h" pequeno!
    Em relaçao aos ordenados,o maximo ser 250€...é de rir!Vao mas é dar banho ao cao!Nao gozem com as pessoas,nem brinquem ao futebol!

    ResponderEliminar
  3. O Sr.Paulo Pedro gosta é de protagonismo.Mas quando as coisas nao correm bem ninguem o vê,essa é que é a realidade!
    E perceber de futebol,percebe 0!Que continue la com o seu negocio e nao se aventure em áreas que nao sabe.
    Ja estou como um anonimo que fez uma sugestao..Corte as mangas e vá ate à Festa do Colete Encarnado,em Vila Franca de Xira!A organizaçao da festa ficava muito grata com a sua presença.Apareça!

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook