quarta-feira, agosto 19, 2009

Direito de resposta.

Devido ao artigo "Ora Bolas" a ZIMEX reserva-se o direito de responder. Direito que foi enviado por email e que transcrevemos .

"O artigo de opinião assinado pelo Sr. Gustavo Estrelo pela forma indevida como usa o nome da ZIMEX, e pelo conteúdo do mesmo, parece-nos claramente uma “encomenda”
de alguém, com objectivos claros, económicos, e visa claramente preparar o caminho para no futuro existir uma bola oficial de jogo nos campeonatos da A.F. Leiria.

Para nós, enquanto empresa fornecedora de equipamentos desportivos, e desde que o processo de escolha das futuras propostas seja transparente, não temos nada contra.
No entanto é fundamental perceber, que independentemente, da origem de produção das bolas e do canal de distribuição e marca das mesmas, existem vários tipos de materiais e acabamentos, que definem para serve uma bola de futebol.

Uma bola de futebol pode ser:

- bola de iniciação e abordagem á modalidade
- bola de treino para formação
- bola de treino e jogo
- bola de jogo
- bola de competição

Dentro destas várias famílias, existem ainda bolas para pisos abrasivos (pelados), relvados sintéticos, e relvados naturais.

A ZIMEX concorreu e ganhou nos últimos 9 anos, as propostas para fornecimento de bolas de futebol a várias Associações de Futebol deste pais, entre as quais Leiria.

A bola solicitada pela A.F. Leiria tinha as seguintes características:

- Bola de futebol para treino de formação
- Bola personalizada com 2 logótipos da A. F. Leiria

A ZIMEX, LDA possui na sua gama bolas para iniciação á modalidade, bolas de treino formação, bolas de treino e jogo, e bolas de jogo.
A ZIMEX, LDA não possui bolas de competição, pois esta destina-se normalmente aos profissionais de futebol, sendo esse mercado controlado por outras marcas.

Para os entendidos em bolas de futebol, a ZIMEX têm um modelo de bola de jogo, que se for testado em laboratório, juntamente com a bola oficial dos campeonatos 2ª e 3ª divisões nacionais, têm melhores índices de comportamento e durabilidade, no entanto o preço é menos de metade, situação que facilmente se explica, pelos custos de distribuição da bola, assim como custos de marketing. Ou seja 2 bolas de composição igual, fabricada na mesma fábrica, mas de marca diferente, podem ter diferentes valores de mercado.

Desta forma se as bolas fornecidas pela ZIMEX, LDA, para treinos de formação são utilizadas em jogos, de seniores (onde é suposto uma maior exigência), essa não é uma responsabilidade desta empresa, nem podemos permitir, que se queira passar a mensagem de que as nossas bolas são todas iguais, e da mesma qualidade.

Este artigo de opinião vêm na sequência da decisão dos responsáveis da A.F. Leiria, de mudarem de fornecedor de bolas para a época 2009-2010, e visa preparar o caminho para apresentar na próxima época a bola oficial dos campeonatos da A. F. Leiria.
Mas normalmente este negócio é sempre pago pelos clubes, e têm sempre gato escondido com rabo de fora.
Até agora, os clubes têm recebido da A.F. LEIRIA, de oferta, uma boa quantidade de bolas de formação para as suas equipas.

No futuro, o negócio será apresentado e montado de outra maneira, um pouco ao estilo das bolas oficiais MIKASA no futsal, e da NIKE nas competições da F.P.F.
Por exemplo no caso das bolas da Nike a F.P.F entrega a cada clube 15 bolas ( 10 suportadas pela F.P.F e 5 pela NIKE), depois como os clubes precisam de mais bolas, são obrigados a comprar essas bolas, a um preço acima do mercado, e onde estão incluidos os valores, das bolas anteriormente oferecidas.

Não podemos admitir que o nome desta empresa seja usado de uma forma camuflada e com segundas intenções, e que depois existam alguns “artistas”, sob a capa do anónimos, venham proferir comentários de forma leviana, procurando denegrir a imagem dos nossos produtos, e procurando justificar futuras decisões.

Os responsáveis desta empresa estão muito atentos as varias movimentações do mercado, do distrito de Leiria, e reservamos o direito, de voltar a este assunto, caso seja necessário.

ZIMEX, LDA"



Segue a resposta do autor do artigo:

Nunca foi minha intenção denegrir a imagem de ninguém, de nenhuma empresa, entidade, ou pessoa singular ou colectiva, apenas referi o que me foi dito por jogadores de futebol que convivem semanalmente com diversos tipos de bolas e que lhes causa transtorno na boa pratica do desporto-rei o simples facto das mesmas serem diferentes nos mais variados campos/equipas, e como tal surgiu um artigo pegando no que se passa na AF Coimbra, onde as bolas sao todas iguais variando apenas se o campo é pelado ou relvado. Nem sei se a AF Leiria tem a intenção de promover a igualdade das bolas num futuro proximo ou distante, apenas emiti a minha opinião pessoal.

Tambem não fiz referência alguma à qualidade das mesmas, nem por bem nem por mal, porque o que interessa no artigo é a ideia de que as bolas devem ser iguais para todos, num sentido de maior desportivismo, e só nesse sentido. Assim como todos os campos deveriam ter todos as mesmas medidas e o mesmo tipo de piso, seja relvado natural, sintetico ou pelado. E tambem não sei se alguma vez sairá alguma regra da AF Leiria nesse sentido.

Não tenho segundas intenções em nada do que disse antes ou agora, não pertenço a nenhum tipo de empresa que lide com bolas ou com o que quer que seja referente ao futebol. Não tenho interesses no meio, nem economicos nem de outra especie que nao seja de simples adepto do futebol, nem espero ou quero vir a ter, pelo contrario, sou daquelas pessoas que vai ao futebol todos os fins de semana e paga bilhete para o ver seja em que estádio ou campo for apenas pelo prazer de ver futebol.

Peço as mais sinceras e honestas desculpas à ZIMEX, LDA se falei ou utilizei o nome da marca sem consentimento e sem segundas intenções que não apenas para divulgar uma situação, que a meu ver até a favorece, e se mantém parcerias ao mais alto nivel é sem duvida uma marca de confiança e com qualidade.

Agradeço também como adepto e leigo, toda a explicação acerca das bolas de futebol, dos diferentes tipos e propósitos, que não só eu como muitas pessoas devem desconhecer.

Não voltarei a fazer qualquer tipo de referência à marca ou ao assunto em questão e retirarei o artigo para que não hajam novos mal entendidos.

Estrela

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook