sábado, junho 06, 2009

Ansião é campeão distrital da 1ªdivisão

Campo do Vale das Éguas, em Albergaria dos Doze
Árbitro: Luciano Gonçalves (AF.Leiria)

CC ANSIÃO: Bruno; Poquinha, Rogério Fazenda, Zé António e Jorge Fazenda (Eduardo Marto 60'); Palhais,Pedro Neves e Pernadas; André Silva (Linas, 77'), Ruizito (João Pedro, 68') e Bajedas.
Treinador: Ricardo Silva
.
GD VALCOVENSE:Marco Basílio;Fialho, Tozé (Miguel 70'), Tavares e Bruno Matias; Figueiredo (Marcelo, 70'), Guido(Nélson, 70') e Beto; Fábio Morais, Marcos e Marco Ferreira
Treinador: Paulo Roque
.
Marcadores: Pernadas (5'), Fialho (20'), André Silva (65') e Bajedas (80')
.
O Ansião conquistou o título distrital da 1ªdivisão, ao vencer o Valcovense por 3-1, numa vitória inteiramente justa, por parte da turma de Ricardo Silva. O Valcovense entrou bastante nervoso no encontro e logo no início da segunda parte, ficou reduzido a dez elementos e esta situação, deitou por cobro às suas aspirações. O Ansião entrou bem no encontro e logo aos cinco minutos, chegou ao golo, da autoria de Pernadas. Após o golo do Ansião, o jogo entrou numa fase de maior equilíbrio. Aos vinte minutos, surgiu o golo do empate, com Fialho a estabelecer a igualdade, num remate fora de área, com a bola ainda a bater em Jorge Fazenda e a trair Bruno.Até final do primeiro tempo, Pedro Neves e Bajedas estiveram perto do golo. A um minuto do intervalo, foi a vez de Bruno Matias, cabecear com perigo, mas por cima da baliza de Bruno. No segundo tempo, o encontro começou sob o signo do equilíbrio, até que aos dez minutos, o Valcovense ficou reduzido a dez elementos por expulsão de Marcos. Luciano Gonçalves em cima do lance, considerou agressão sobre Poquinha. Com menos uma unidade, o Valcovense recuou no terreno e o Ansião aproveitou para assumir de vez as despesas do jogo. Aos sessenta e cinco minutos, André Silva fez o 2-1 para o Ansião. A vencer por 2-1, o Ansião soube controlar bem o encontro e aos oitenta minutos chegou ao 3-1, por Bajedas. No final, foi a festa do Ansião e a tristeza para o lado do Valcovense. Luciano Gonçalves rubricou uma boa arbitragem. Benefício da dúvida no lance da expulsão de Marcos.

Cid Ramos e Hélder Ferreira - O Derbie

40 comentários:

  1. Não vi o jogo, mas pela qualidade da 1ª distrital zona norte, sabia que provavelmente o Ansião sairia vencedor. Gostava de saber então opiniões a cerca da zona mais forte, norte ou sul e porquê.
    Boas férias

    ResponderEliminar
  2. este ano a zona norte foi claramente mais forte...tinhamos o ansiao, o pedrogao, o alvaiazere que eram muito superiores a qualquer equipa da zona sul

    ResponderEliminar
  3. grande ansiao...mais um titulo

    ResponderEliminar
  4. o ansiao pro ano vai fazer uma grande epoca na honra...vai manter praticamente o mesmo plante, depois com o lima ja recuperado e com o normando que vai sair do avelar muito provavelmente pro ansiao e mais um ou outro reforço formam um grande plantel

    ResponderEliminar
  5. ansiao merecia estar tambem na final da taça

    ResponderEliminar
  6. boa arbritagem???por amor de deus..estao a gozar com isto..aprendem a ver bola!!

    ResponderEliminar
  7. O que se passou foi a vitoria da humildade contra a arrogancia duma equipa que vinha convencida que eram "favas contadas", saiu-lhes o tiro pela culatra. Lamentaveis foram a cenas no final do jogo, efectuadas por pessoas que não sabem perder por serem de fraco nivel, pois a vitoria do Ansiao é justa desta forma não se comprenede tais atitudes, mais do que ganhar é preciso saber perder, no sábado Ansiao perdeu, ficamos tristes mas demos os parabens à equipa vencedora no caso o Bombarral. Esta vitoria é tambem uma resposta a todos aqueles que diziam que a serie sul era muito mais forte que a serie norte, aqui se viu que havia boas equipas em ambas as series.

    ResponderEliminar
  8. atitudes lamentaveis

    vai dar banho ao cao pa
    esse senhor luciano so faltou por a bola dentro da baliza do valcovense...habilidoso a todos os niveis,so via para um lado,um espulsao injusta o golo em fora de jogo...faltas que esse boi preto nao queria ver a favor do valcovense..e mais alguns adeptos do ansiao e que provocaram a equipa do valcovense no final,pk os adpetos do valconvense nao insultarm niguem de ansiao ao contrario de voçes!!

    parabens comam a taça!e paguem um jantarzinho ao luciano.

    se leres isto luciano.reza para nao apitares mais nenhum jogo do valcovense,porque vais te dar mal,ja ontem ias te dando!

    ResponderEliminar
  9. do que vi do jogo acho que o ansiao foi um justo vencedor equipa mais experiente enquanto o valcovo e as palavras do seu treinador a imprensa no final do jogo dizem tudo, os jogadores do valcovense entraram mal e a distribuir muita fruta muito desconcentrados.
    qt a arbitragem nem vale a pena falar pois foi do melhor que vi esta epoca pelos campos que passei

    ResponderEliminar
  10. os tubaroes é que ficaram a xuxar no dedo...afinal os tubaroes estavam no ansião....

    ResponderEliminar
  11. assisti ao jogo..e foi dos piores jogos de futebol q vi..nem pareciam q era as equipas campeas..

    ResponderEliminar
  12. Pois, pois.
    Agora os arrogantes do SUL que venham para aqui cantar que são os maiores.

    Bico caladinho e mais nada pois ficou claramente provado e sem margem de duvidas que futebol é futebol e a arrogância não serve para fazer campeões.

    Digo isto pelos comentários que aparecem aqui normalmente de adeptos do SUL que normalmente tratam as pessoas do NORTE do distrito por serranos e outras coisas afim.
    Somos do mesmo distrito desde o sul,centro ou norte, mas existem sempre uns tristes da zona SUL que teem por hábito desdenhar e tentar rebaixar as pessoas da parte Norte, transformando aquilo que deveria ser uma festa do futebol distrital, numa ""guerra" entre as equipas do Norte e do SUL.

    Logo, perante tal desdém, e agora com a grande vitória do CCA, a unica coisa que me apetece sentir é uma risada para aqueles que não percebem que futebol é futebol e não uma ""guerra""( N-S ).

    Podem empacotar.

    Parabens ao ANSIÂO.
    Sócio ACA

    ResponderEliminar
  13. Para o anónimo do dia 7 de Junho das 12.44 H.

    Espero que tenham consciência das afirmações que transmitem no anonimato, mas que qualquer pessoa sabe que vem de responsáveis do valcovense.

    Aquele jogo, e mesmo a época 2008/09, acabaram.
    O resultado foi aquele que ficou para a História.
    Ganhou uma equipe, e perdeu a outra.
    Com ou sem responsabilidades pelo comportamento, foram os jogadores de ambas as Equipes que defeniram o resultado.

    Para quê agora, virem tentar arranjar argumentos, ou falsos argumentos, para justificar o desaire.

    Eu vi, durante a época, várias vezes esta equipa do Valcovense fazer jogos em que provou que o objetivo era disputar o resultado com mérito e sem agressividade excessiva.

    Neste jogo, incompreenssivelmente, vi esta equipa a entrar no jogo com receio, excesso de agressividade, por vezes a roçar a violência, e a eles próprios fazer com que o resultado não lhe pudesse ser favorável.

    Isto é um facto, que só não viu quem não quis ver.

    Agora, virem-se desculpar com a Arbitragem, ameaçar o Árbitro, quando ele fez só o que tinha que fazer, é duma irresponsabilidade medonha.

    Os senhores dirigentes ainda não se convenceram que hoje em dia já não resulta ameaçar os Árbitros???????????

    É que pareceu-me que estavam presentes no campo do Arcuda vários Árbitros a presenciar o jogo, e mesmo alguns responsáveis do Conselho de Arbitragem. E parece-me que não é de bom tom, estarem a ameaçar o Luciano sem razão para isso.

    Ou os senhores estão-se a esquecer, que na próxima época vão ter de conviver nos vossos jogos, com todos estes Árbitros?
    E que, se eu bem conheço as pessoas do Concelho, um dos primeiros vai mesmo ser o Luciano Gonçalves.

    Quero ver depois quais os argumentos que vão encontrar para se tentarem retratar.

    Sejam humildes, pricipalmente na hora da derrota, que é aí que se vê quem na verdade é desportista ou interesseiro. E a avaliar pelas declarações do vosso treinador no final do jogo de ontem, não me parece que seja o caso do vosso Clube.

    Felicidades a todas as Equipes para a próxima época, e que neste periodo de Férias, reflitam bem nas atitudes em relação aos Árbitros. Analizem bem as atitudes do passado, vejam se daí tiraram algo de positivo, e pensem no Futuro.

    Saudações Desportivas.

    ResponderEliminar
  14. sou arbitro estive presente vi o jogo digo que foi uma vergonha a atitude do valcovo nao vi uma má arbitragem muito pelo contrário uma grande arbitragem , erros como todos cometem mas muito bem na expulsão, o valcovo sabe jogar muito melhor do que fez já os vi fazer muito melhor, o sr paulo roque mais uma vez muito bem nos comentários pra a comunicação social presente a dar os parabens á equipa adversária e dizer em do luciano goncalves dando lhe os parabens isto sim é ser grande nos bons e nos maus momentos parabens paulo
    em relação ás ameaças ao arbitro luciano nao ligues deve vir de algum adepto sem o minimo de cultura conhecendo como conheco algumas pessoas do valcovo e cito PESSOAS iram te sempre respeitar podendo ou não estar de acordo com alguns lances.
    fair play

    ResponderEliminar
  15. epa o pessoal do valcovense e mesmo muito mau lool

    ResponderEliminar
  16. desta vez falo eu!

    Em resposta ao que li,(e espero eu que muitos adpetos de futebol),venho refutar os comentarios dos srs. cid ramos/helder ferreira,no jogo da final de apuramento de campeao da 1º divisao distrital de leiria,entre o G.d valcovense e c.c.ansiao,dizem estes senhores que o ansiao foi um vencendor justo(digo eu que foi um vencendor ja encomendado,senao vejamos algumas situaçoes.

    - aos jogadores do ansiao,especialmente a defesa e ao meio- campo,era lhes permitido utilizar o corpo,(porque sao mais fortes fisicamente,mas aos jogadores do valcovense,nao lhes era permitido serem mais rapidos,e melhores tecnicamente.

    - nao vejo referenciado no comentario que o valcovense assim que chegou ao 1-1,e a jogar com 11 jogadores,foi sempre superior ao ansiao.(dizer aos senhores acima referidos que dao o beneficio da duvida na expulsao de marcos.(faltavam 35 minutos para acabar o jogo que estava empatado 1-1,mais o segundo golo do ansiao foi marcado em clara posiçao de fora de jogo.
    mas nao me admira os srs nao o mencionarem,porque o auxiliar que na 2º parte acompanhava o ataque do ansiao estava a confartinizar convosco e o adpetos do ansiao(estava sempre atrasado em relaçao ao penultimo jogador do valcovense)
    mais tenho que dizer para ser arbrito e comentador de jogos de futebol,e preciso vestir a camisola da causa que defendem(arbritagem para os arbritos e isençao para os pseudos comentadores/reporteres de imagem).
    - porque usar uma camisola de arbitro com o simbolo da federaçao,nao lhes da o direito de fazerem o que querem,o mesmo que usar o colete que antigamente eram controlados pelo C.N.I.D(clube nacional de imprensa desportiva),escreverem o que lhes interessa.hoje nao sei porque ja ha algumas epocas que futebol para mim so a assitir ao jogos do G.D Valcovense.
    - mais uma referencia a pessima organizaçao da A.F Leiria para esta final,porque 30/35 minutos do jogo começar nao havia ninguem para abrir os portoes,porque as pessoas ligadas ao Arcuda(por sinal pediam desculpa aos adeptos por nao terem autorizaçao para abrirem os portoes aos adeptos)ja agora porque so foi regado o meio campo defensivo do valcovense ao intervalo?

    Aurelio Dias
    Socio nº 39 do G.D.V

    ResponderEliminar
  17. sim senhor

    durante a epoca e toda a gente a dizer mal dos arbritos...

    agora e so amizades e palmadinhas nas costas!

    tenham vergonha na cara,gente como voçes ta a mais no futebol!

    ResponderEliminar
  18. sao todos bons aki!!!!
    n sou adepto de ambas as ekipas...alias sou da zona sul....
    agora veem paki fzr comments sem sbr o k dizer....calem se mas é....se estas duas eipas estao a disputar a final é pk sao boas ekipas....

    "dentro de campo é k se fala"

    ResponderEliminar
  19. Eu penso k se esta a falar um bocado a parva o sr.luciano nao esteve mal a explusao e aceitavel para mim erra no segundo golo mas nao com culpa directa porque o seu auxiliar nao o indicou o k tinha k indicar ao nao assinalar um fora de jogo claro mas tem que se dar os parabens ao ansiao porque no global esteve melhor

    ResponderEliminar
  20. Eu até era para dar os meus parabens ao ansião, mas ganhar ao Valcovense não é nada fora do normal... e pensando melhor desejo é que o Valcovense que as suas estrelas aprtoveitam bem a sua época na divisão de honra porque daqui a um ano voltam para a 1ª distrital

    Ass. D.M.

    ResponderEliminar
  21. Ao sr sócio do Valcovense, com todo o respeito acho que devia ter bom perder porque muito do que diz no seu texto é mentira.

    Em primeiro lugar, o vosso proprio treinador o admitiu o Ansião foi melhor.
    Em segundo lugar, o Valcovense NESTE jogo foi a equipa que mais porrada deu (aquilo nao eram simples faltas mas porrada mesmo).
    Em terceiro lugar, não sei se o 2 golo estava fora de jogo ou nao mas se o senhor o diz acredito pois foi do vosso lado e tinham melhor visão. Agora a expulsão foi 2/3 metros a minha frente e só não viu quem é cego.

    Portanto não sei do que se queixa, talvez o golo em fora de jogo e mais?? Temos de ser imparciais apesar de sermos adeptos de determinados clubes.

    Saudações e espero que perceba que isto é a minha perspectiva do jogo.

    ResponderEliminar
  22. de facto quando oiço da boca de adeptos vossos de valcovo aos berros para dentro do campo que o fiscal estava mal posicionado um cromo vosso a dizer k ele devia estar junto ao lateral esq. que estava perto do meio campo qd o vosso central estava perto da vossa area e era onde estava o fiscal axo que isso diz tudo de qt voces percebem disto, passaram o jogo a dar porrada nos de ansiao ate um murro deram num jogador nosso e quem o deu foi mesmo o jogador expulso ja depois de ver o vermelho calem-se e aprendam algumam coisinha com o vosso treinador esse sim viu o mesmo k eu

    ResponderEliminar
  23. mais uma vez os meus sinceros parabens ao treinador do valcovense pela entrevista que aqui da de salutar a sua atitude é pena que alguns seus jogadores e adeptos nao façam como este grande homem e tentar emendar o k lhes correu mal na sabado com o ansiao para que nao volte a repetir-se um grane exemplo.

    ResponderEliminar
  24. ATÉ QUE ENFIM QUE VISTE QUE ESTA MERDA SÓ ARRANJA PROBLEMAS ENTRE JOGADORES , DIRIGENTES, TREINADORES, E SÓ AGORA É QUE REPARASTE OU FOSTE AMEAÇADO.
    ISTO É QUE É A VERGONHA DO FUTEBOL DISTRITAL!

    ResponderEliminar
  25. arbitragem muita fraca deste luciano...grande encomenda que apareceu em Arcuda...para a proxima façam o jogo em ansiao...assim os gajos da associação não andavam com a taça ás costas...

    ResponderEliminar
  26. cromos sao os senhores que axam que um golo em fora de jogo claro,quando o valcovense jogava com um jogador a menos nao altera o rumo o jogo..por amor de deus,numa final uma equipa injustiçada desta maneira,nao axam que os niveis animicos da equipa caem a pique?admito que o ansiao foi superior em certas latura do jogo,mas o valcovense ja depois do 3-1 teve varias oportunidades para marcar,estava a ser um jogo bonito ate a equipa de arbritragm decidir estragar tudo..principlamente o senhor luciano e o seu assitente do lado da bancada!se toda a gente diz que foi uma bela arbritagem porque o senhor luciano nao ficou a assistir a festa no final do jogo...mal deu por terminada a partida recolheu ao balnearios...estav muito comprometido com o trablho que tinha feito sem duvida...nao lhe chamo ladrao.porque e uma ofensa para os ladroes.

    es ca um habilidoso!ate no futsal que apitas no bombarral es um tosco

    deixa a arbritagem pa,nao vales nada!uma vergonha toda esta final.

    ResponderEliminar
  27. o senhor de bom senso

    e sem duvida um grande moralista..bla bla e nao disse nada que se aproveite,voltamos ao tempo da ditadura?as pessoas agora nao podem expressar o que lhe vai na alma durante um jogo de futebol?o que o senhor disse foi que na proxima epoca o valcovense vai ser prejudicado pelo acontecimentos no jogo da final...pelas atitudes dos adpetos e jogadores...espero bem que nao venha a aconteçer isso.
    a arbritagem do distrito esta podre,este ano houve inumeros incidentes com as equipas de arbritagem,desde invasoes de campo,agressoes de elementos ligados aos clubes.concidencias??

    sinceramente acho que a associaçao deveria rever o seu processo,no que toca as nomeaçoes dos arbritos..porque esta equipa de arbritos prejudicou o valcovense claramente..e dificil jogar contra 11,contra 14 ainda pior!

    ResponderEliminar
  28. boa noite

    so para ver se acaba esta palhaçada neste forum eu estive em albergaria dos doze em trabalho sobre o futebol distrital nao so no distrito de leiria mas tb nos outros distritos e gravei o jogo na integra, por acaso visualizei todos os lances duvidosos a primeira vista e de facto posso afirmar que nao existe nenhum fora de jogo no 2º golo do ansiao, esta o defesa central e o lateral esquerdo a colocar o jogador do ansiao em jogo e a expulsao merecia pelo menos um amarelo que por consequencia ate seria o 2 para o 86 do valcovense,seria sempre expulso.

    ResponderEliminar
  29. Está bem oh Junho 08, 2009 5:27 PM...

    Já andas a puxar o saco para a próxima época!?!? Ja estas a ver se se os arbitros te ajudam tanto ou mais como este ano!?!

    Se for como este ano, não desces de divisão!!!

    Cambada de chorões!!

    ResponderEliminar
  30. Viva o Bombarral somos os melhores

    ResponderEliminar
  31. Para a história fica o resultado e a vitória do Ansião... e como disse na sua entrevista o Treinador P.Roque, gloria aos vencedores e honra aos vencidos !

    O jogo não foi bonito, muitas faltas de parte a parte, muito nervosismo tipico de uma final.

    Quanto ás polémicas da arbitragem, aqui vai a minha opinião :

    1 - A eventual agressão do jogador do valcovense não me pareceu prepositada, mas neste caso até se pode dar o beneficio da dúvida ao arbitro, pois o defesa direito do ansião andou toda a 1ªparte a dizer ao arbitro que o 86 só dava era porrada e que ela tinha que o colocar na rua, no caminho para o intervalo, o capitão de equipa do ansião foi ao pé do arbitro e disse " tens de por o 86 na rua que ele corre muito... " é no minimo suspeito esta conversa !!!!!

    2- O 2ªgolo do ansião é fora de jogo, e para comprovar... há a filmagem do jogo .... que não engana !!!!

    Conclusão : A arbitagem, o compadrio e as amizades dos atletas do ansião para com o arbitro e assistentes, tiveram INFLUÊNCIA DIRECTA NO RESULTADO FINAL DO JOGO !!!!!

    Só para relembrar, o sr.luciano foi o árbitro da final da taça do ano passado entre Peniche e Ansião onde o Peniche ganhou sem história, mas onde o sr.luciano tentou de tudo para travar o Peniche... e era demais o ansião perder a 2ªfinal com o mesmo arbitro... não era !!!!!

    Há aqui muitas coinsidências no minimo estranhas !!!!!

    **************

    ResponderEliminar
  32. entao eu foi ajudado este ano??

    ahahaahah

    isso e para rir certo?da me exemplos onde o valcovense foi ajudado este ano e depois falamos..lembro me claramente de termos sido prejudicados no jogo em casa contra o santo amaro que acabou empatado a zero com um golo nosso que passou claramente a linha de golo e o arbritou e fiscal nao considerou,tendo o mesmo fical de linha no fim do jogo ter dito ao nosso treinador que tinha errado..tbm me lembro bidoeira ja no final do campeonato um certo arbrito ter expulso tres jogadores do valcovense no mesmo jogo..um jogo que ja estava mais que ganho!

    ando a puxar o saco?nao pah nao preciso disso.a minha equipa sabe jogar a bola e nao precisa da ajuda de ninguem,nao precisa e de ser roubada a descarada como foi neste jogo!

    ResponderEliminar
  33. AFINAL O PEDROGUENSE QUE ERA A EQUIPA DOS TUBAROES....FICOU A SER O PRIMEIRO DOS ULTIMOS...aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar
  34. Sr. Aurelio Dias é um faccioso e uma pessoa que anda a mais no futebol, deves ser o arruaceiro que andava a correr pela bancada com uma bebedeira das grandes.
    Nem devias ter tido autorização para entrar no campo.
    Cuida da Alcoolemia e depois vai ver futebol, pq o teu comentario só pode ser de quem não está no seu perfeito juizo.
    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  35. Adepto da Verdade? Loool. És é um maníaco rapazito. Nem se nota que és de Valcovo nem nada. Há com cada personagem. A tua noçao de verdade está um bocado distorcida.

    ResponderEliminar
  36. adepto da verdade... tens um oouvido mto apurado looooool e uma lingua entao que so diz é mentiras...

    és um tretas nem perder sabes...

    ResponderEliminar
  37. luciano tu és grande nao ligues a fracos
    o treinador sim esse sim disse bem de ti.
    nao desistas por isto um abraço

    ResponderEliminar
  38. Bruno Matias - Nº16 G.D.Valcovensejunho 09, 2009 10:34 da tarde

    Pela primeira vez vou comentar neste blog para dizer o seguinte :

    - Em primeiro lugar quero dar os parabens a todos os meus colegas, dirigentes, treinadores, colaboradores e a todos os adeptos do G.D.Valcovense , pela forma como todos juntos lutamos pelos nossos objectivos ao longa desta época, pois, uma verdadeira equipa é aquela que consegue unir num só todos estes intervenientes que mencionei, e o G.D.Valcovense teve essa força.
    Agradeço a forma como fui recebido neste meu primeiro ano no clube por todos, esperando que com o meu empenho tenha conseguido dar resposta ao que me foi proposto.
    Guardo saudades, bons momentos e bons amigos pelos clubes que passei, mas aqui no G.D.Valcovense encontrei mais que um clube, encontrei uma família !

    - Em relação a todas as polémicas que tenho lido sobre o jogo da final... nada faz sentido... apenas há que reconheçer que demos tudo o que estava ao nosso alcançe e que encontramos um adversário que soube ser mais forte que nós nos momentos certos do jogo !
    Eu, como todos os meus colegas, temos a consciência de que tudo fizemos para ganhar a final, mas , foi um dia onde as coisas não sairam da forma que mais desejavamos.

    Aproveito ainda para felicitar a equipa do Ansião pela conquista do título !

    Mais uma vez, obrigado G.D.Valcovense por esta época fantástica ! E já agora... até Agosto... !

    Bruno Matias
    Nº16 - G.D.Valcovense

    ResponderEliminar
  39. o luciano e um grande ladrao isso sim!

    e grande mas nao e grande coida!

    ResponderEliminar
  40. sr luciano venho por este meio limpar e garantir que a direção do valcovense nao "assina" nem subscreve os comentários e ofensas que lhe tem sido direncionadas em relação ao jogo do apuramento de campeão, pois não fique com uma ideia negativa em relação aos directores e quase de certeza que tambem não teram sido os nossos atletas.
    os nossos socios e simpatizantes são livres de terem as suas opinioes mas peço para que se pare com tais ofensas.
    fica aqui o nosso pedido e a nossa rectificação.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook