terça-feira, fevereiro 24, 2009

Entrevista com o árbitro José Pereira

Poucos árbitros de futebol de onze geram um consenso tão grande entre adeptos, dirigentes e atletas quanto ao árbitro José Pereira, o que faz e o que espera com 34 anos de idade. Temos que reconhecer que o seu nível foi elevado deixou uma boa imagem á arbitragem de Coimbra que muito bem representou e atingiu patamares elevados ao longo da sua carreira. Tecnicamente muito bom e disciplinarmente um verdadeiro exemplo. Mérito da competencia claro, mas também de uma postura regular, cultivada em torno de um estilo próprio que favorece o espectáculo e que neste caso o juiz defende sempre.

José António Ribeiro Pereira
Árbitro desde 1996
Data de nascimento 25/07/ 74
Idade 34 Anos
Associação que representa e que representou AF Leiria e AF Coimbra
Profissão Relações Publicas
Classificação no ano transacto - 12º


AP-Quem é José Pereira?

J.P-Homem humilde, amigo do seu amigo, trabalhador, honesto, sincero, carácter forte, e em prol da arbitragem dei e sempre vou dar o meu melhor.


AP -Como aconteceu a sua entrada no quadro de árbitros dea AFC ?

JP-Eu sempre gostei de futebol, mas como não tinha grande jeito para ser jogador de futebol, então optei por estar dentro de campo mas numa outra função que é a de ser árbitro.


AP- Há quanto tempo exerce funções de árbitro de futebol ?

JP-Desde 1996, precisamente 13 anos, tendo arbitrado o meu primeiro jogo na época 96/97 entre as equipas de iniciados, Pereira-Pocariça, no campo de Stº Estêvão em Pereira do campo.


AP- Quais os seus objectivos como árbitro de futebol?

JP- Continuar a exercer as funções de árbitro de futebol, com rigor, transparencia, lealdade, mas agora ao serviço da AF Leiria.


AP- No seu ponto de vista acha que a justiça desportiva funciona no futebol?

JP- Não! A nivel de arbitragem não funciona da melhor forma visto que no final de cada época nem sempre os melhores ficam em primeiro lugar, mas sim alguns meninos bonitos, no que toca ao factor com isto sim tem um peso brutal no final de cada época, isto em termos de
classificações, dentro do terreno de jogo em termos de arbitragem falo por mim sou o mais justo possivel consoante o que vejo e tenho de analisar em segundos, mas neste contexto acredito que a grande maioria dos meus colegas funciona da mesma forma.


AP- Qual o modelo de treino de um árbitro de futebol?

PJ- O modelo ideal de treino de um árbitro de futebol deve ser adaptado conforme as suas capacidades físicas e consoante a sua carga fisica durante o fim de semana.


AP-Que qualidades fisicas a desenvolver num treino?

JP-Persistençia aeróbica ,corrida alargada e alongada e de costas, o árbitro deve executar alguns sprints ao longo do treino.




AP-Quais os problemas que um árbitro tem de resolver durante uma partida de futebol?

JP-Em primeiro lugar tem de deixar os seus problemas pessoais de lado e concentrar-se ao máximo naquela partida, uma vez que durante um jogo de futebol há muita situação de jogo para analisar e decidir desde um claro lançamento lateral a uma grande penalidade, visto que qualquer uma destas situações pode ocorrer logo no primeiro minuto ou no ultimo
minuto.


AP- Já se sentiu alguma vez pressionado ?

JP-Sim já... Tanto a nivel prático como teorico. A nivel pratico já tive uma situação engraçada em que um senhor dirigente me pressionou para favorecer um determinado clube numa partida que eu ia apitar onde claro iria tirar beneficios a seu favor e da sua equipa, nem eu próprio queria acreditar e como é obio não foi nas pretenções desse dirigente e desempenhei o meu papel da melhor forma para a função ao qual tinha sido nomeado. A nivel teorico existe a pressão de não
penalizar nos testes escritos.


AP-O que é para si a arbitragem?

JP-É uma nobre causa pela qual eu sinto uma honra e um gosto enorme em fazer parte, causa essa que é o elo mais fraco no futebol criticado por todos e muitas vezes de forma injusta, enquanto a mentalidade não mudar as polémicas vão permanecer.


AP- Quais as razões que o levaram a deixar a arbitragem de Coimbra que tão bem representava e ir para Leiria?

JP-Muitas razões me levaram a mudar. A principal foi a desigualdade com que eu era tratado ao longo dos anos por parte do conselho de arbitragem excepto um ou dois elementos ano após ano tornando-se cada vez pior não em termos de jogos, porque nessa vertente nunca me pude
queixar tirando o ultimo fim de semana em Coimbra como árbitro que estava nomeado para 4 jogos e ao chegar a noticia ao conselho de arbitragem que eu ia mudar para Leiria, fui desnomeado um dia antes da realização desses mesmos jogos, liguei a perguntar o porquê dessa
decisão foi-me dito que já não era ético continuar a apitar mais neste conselho, até hoje ainda não percebi essa atitude. Sendo eu ainda árbitro da AFC em relação ao conselho de arbitragem de Leiria não posso dizer muita coisa mas há uma que posso dizer e que estou a ser tratado da mesma maneira que qualquer outro árbitro que já lá estão há muito tempo, sendo assim acredito que num futuro próximo não serei só eu e o meu colega e amigo Tiago Rodrigues a deixar Coimbra , rumo a Leiria , mais virão concerteza se algo em Coimbra não mudar.


AP- Que acontecimento o marcou de positivo na sua carreira?

JP- Arealização de poder apitar uma final da Taça Casino da Figueira no estádio José Bento Pessoa entre duas equipas da primeira liga portuguesa: Naval - União de Leiria


AP-Qual o seu relaçionamento com a imprensa desportiva?

JP- Sempre tive a melhor possivel , eu aceito a critica da mesma forma que o elogio.


AP-Qual foi a sua maior alegria como árbitro de futebol?

JP-Até á data de hoje nunca ter sido agredido! Como tenho constatado com alguns colegas meus agressões, sempre uma situação extremamente lamentável visto que nada justifica actos desta brutalidade desde já aproveito para dar um abraço ao meu colega e amigo Duarte Santos a
mais recente vitima destes actos sempre reprováveis esperando que nestes e noutros casos os prevaricadores sejam punidos de forma exemplar.


AP-Qual o seu relacionamento com dirigentes, técnicos ou jogadores?

JP- Sempre tive um excelente relaçionamento com ambos.


AP-Saiu magoado com algum dirigente do conselho de arbitragem de Coimbra?

JP- Sim claro que sim! Algumas pessoas fizeram certas promessas mas depois nunca as cumprirarm, não vou falar em nomes mas eles sabem quem são.


AP- Alguma vez sentiu-se penalizado ou desvalorizado quando representou a arbitragem de Coimbra?

JP- Sim. Realizei excelentes épocas estando nomeado por diversas vezes para os jogos de maior risco, talvez por ter valor estava nomeado para esses mesmos jogos mas no final de cada época a minha classificação nunca conrrespondia ao meu real valor.


AP-Se alguma vez tivesse que liderar os destinos da arbitragem que mudanças implantava?

JP-- Começava por ver todos os árbitros por igual não havendo lugar a afilhados no que respeita a observadores só lhe pedia isenção a desempenhar as suas funções em termos de usarem um critério uniforme para com todos os árbitros.


AP- Qual foi o momento mais dificil na sua carreira?

JP- Na época passada num jogo da divisão de honra decorria o minuto 36 quando um jogador da equipa de São Caetano caiu inanimado no terreno de jogo, este momento foi sem duvida o mais dificil porque todos os intervenientes que estavam presentes sentimo-nos impotentes perante
situação tão grave.


AP- Para terminar esta nossa entrevista, que previsões aponta para o futuro da arbitragem?

JP- Para o futuro da arbitragem prevejo novos valores que hoje em dia aparecem cada vez mais jovens o que fará com que a qualidade aumente com a sua naturidade tendo em conta que actualmente tem todos os meios ao seu alcance para poderem chegar ao topo, acredito que cada vez vai haver condições para melhores arbitragens. Para finalizar obrigado pela oportunidade de me poder expressar sobre a minha carreira de árbitro de futebol, continuação de bons trabalhos no futebol distrital e nos diários regionais , bem haja a todos para o meu amigo Parreiral aquele
abraço

José António Ribeiro Pereira

[ENTREVISTA FEITA AO ÁRBITRO JOSÉ PEREIRA POR ANTÓNIO PARREIRAL]

29 comentários:

  1. Como jogador digo foi dos melhores que encontrei apitar naquela associação ainda bem que estás agora em Leiria e que seja por muitos anos abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ó zé ainda agora chegas-te e já dás entrevistas.

    Estavas tão bem calado

    ResponderEliminar
  3. Como adepto ja vi varias arbitragens deste arbitro na afleiria, pareceu-me um arbitro fraco.
    Nesses jogos esteve mal, mas todos têm dias bons e maus... dou-lhe o beneficio da duvida.

    ResponderEliminar
  4. Oh menino, és capaz de vir enganado.
    Olha que isto não é a Associação de Futebol de Coimbra. Com este Conselho, se calhar, não estás a ir pelo melhor caminho. O tempo o dirá, mas acho que já estás a pôr a pata na poça.

    ResponderEliminar
  5. Tive o prazer de ver dois jogos da equipa da qual e sou socio para mi foi as melhores arbitragens que tive o prazer de ver nos ultimos anos.E dos poucos arbitros que deixa jogar.
    Bem-vindo,a AFL

    ResponderEliminar
  6. Como jogador nunca fui apitado por este senhor, mas muito sinceramente espero que nao tenha nada a ver com o Tiago Rodrigues,pois foi da pior coisa que veio para leiria, não vale nada...

    ResponderEliminar
  7. Txii.. É tão fraquinho este e o amigo! E humildade? Não há, não?

    ResponderEliminar
  8. Bem que a AFL precisa cá de mais árbitros como tu Zé...

    ResponderEliminar
  9. É pena que tanta gente critique assuntos sobre os quais pouco ou nada sabe.
    Boa sorte Zé.

    ResponderEliminar
  10. que vergonha porque será que esta entrevista surgiu os teus colegas dizem bué mal de ti por será

    ResponderEliminar
  11. Sou jogador da Castanheira de pêra e pelo que vi nos dois jogos que apitou é sem duvida alguma dos melhores que a A.F.Leiria tem neste momento . Boa sorte.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 10:19 este ao pé do Sr Tiago que tambem veio de Coimbra existe uma grande diferença de valor, eu já tive o prazer de ver os dois e não há mesmo comparação.

    ResponderEliminar
  13. Sem duvida a sêr assim no campo como a dár entrevistas seja bem vindo.

    ResponderEliminar
  14. Foi corrido de Coimbra , perguntem ao presidente do CA ...
    Só queria jantaradas com clubes e usava o simbolo da FPF sem poder...

    Digo-vos é o maior palhaço que andava por aqui em Coimbra...nenhum árbitro podia com ele....fala muito e é um gabarolas...
    Foi um favor ter ido para Leiria...
    e já começa a dar que falar ao dar uma entrevista de mentiras...

    Meu deus vai ser o caos ai em Leiria quando ele começar a ser visto em jantares com os clubes,,,

    ResponderEliminar
  15. um arbitro que nem sequer faz as provas fisicas

    ResponderEliminar
  16. Não só não fez provas fisicas, como tentou ludibriar as pessoas com a velha tática da lesão.
    Oh meu, estás feito, que essa cá em Leiria já tem barbas brancas. Os gajos do CA já ha varios anos que não embarcam nessa treta.
    E agora faltas-te as provas de repetição. Claro, a lesão ainda não passou. Não percebo porque é que não pedes dispensa para tratar da suposta lesão. Ah, é verdade, não convém pedir dispensa, porque assim não faturas.
    Quem tem necessidade de se promover a si próprio, é porque tem falta de qualidade, e como tal antes que comece a ser criticado, é preferivel auto promover-se e responder às criticas em nome de outras pessoas.

    Isso é mesmo o tipo de comportamento que o amigo usava lá para os lados de Coimbra, mas olha que com esse comportamento não vais longe. Nem sequer vais conseguir a amizade dos outros Árbitros, com excepção do Tiago claro, mas só até ele se aperceber que tu és um daqueles cobardes anónimos que vem para os Blogues dizer mal dele.

    ResponderEliminar
  17. Muito bem observado...
    Já diz que é amigo pessoal do Benquerença...llooll e que só faz grandes jogos por leiria...

    ResponderEliminar
  18. esta entrevista ate me fez rir faz me lembrar o carreira breve vem o carreira para a afl outra vez e dps dá tbm 1 entrevista o ze axo k so te estas a enterrar com esta entrevista mas secalhar gostas k falem de ti

    ResponderEliminar
  19. Sr anónimo das 6:18 deves sêr árbitro de certeza, escreve o teu nome não fiques atrás das cortinas o zé é humilde e tem valor não precisa de se auto promover, há já agora digo-te o zé pereira é dono de uma empresa em coimbra ele apita porque adora a arbitragem , tenta falar um pouco com ele e verás que não é nada disso que estás para ai a dizer , tanta dor de cotovelo, João.

    ResponderEliminar
  20. nao e por nada mas ja tive jogos com o Sr Jose Pereira, e com o Sr. Tiago Rodrigues e por mim sao os melhores arbitros em Leiria, sem duvida alguma. sao este tipo de arbitros que leiria precisa. Parabens ao C. arbitragem por ir buscar dois arbitros experientes a Coimbra

    ResponderEliminar
  21. tambem veem pra uma associação que paga mal e tarde aos árbitros.
    assim não se queixem de não haver árbitros, os miudos que aparecem não estão para estas coisas.
    ja acabou o mês de Fevereiro e o que deviam de ter pago há uma semana atrás ainda não caiu nas contas dos árbitros. esta associação é uma vergonha...
    Abraço

    ResponderEliminar
  22. O jose pereira tem uma empresa imaginem de "urnas",..é verdade...serviço de 24h...mais um negócio para sustentar os seus vários rebentos de várias....

    ResponderEliminar
  23. E so mentiras nesta entrevista.Nao te queiras promover.Es um aldrabao

    ResponderEliminar
  24. E so mentiras nesta entrevista.Nao te queiras promover.Es um aldrabao

    ResponderEliminar
  25. O mesmo JP diz por Coimbra inteira que é o melhor árbitro que está em Leiria e que ´nível de árbitros em Leiria é muito fraco..tão fraco que tem de recorrer a Castelo Branco !!!!
    e que já apita só em sintéticos...e que o presidente do CA adora-o...

    Será verdade???

    ResponderEliminar
  26. Deixem de falar no homem.. Será que ele diz todas essas coisas ou são dores de cotovelo? Um Abraço Zé

    ResponderEliminar
  27. Aos criticos destes tristes comentários que aqui surgem anónimos mas que toda a gente sabe que são de árbitros tenham um pouco de vergonha este sr josé pereira é um homem que tem muitos anos de arbitragem em coimbra e agora está entre nós é um verdadeiro senhor educado calmo e mestre na arte de apitar vão ve-lo e me dirão mais tarde um abraço amigo aqui do norte do concelho.

    ResponderEliminar
  28. ahahhaha, oh ze pereira cala-te pá...

    Agora já não vais ao Gandara ter com o teu amigo k te enchia o papo...


    Olha lá com que simbolo apitas em Leiria....será o de internacional!!!

    ResponderEliminar
  29. Nota-se na qualidade dos jogos que ele apita.
    Se assim tem a confiança do presidente do CA de Leiria, imagino se não tivesse. Só apitava miudos.
    Mas olha que até o Nuno Rodrigues, que por sinal é um Árbitro fraquito, apita jogos de melhor qualidade. Quantos jogos de Divisão de Honra já apitaste?

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook