sexta-feira, setembro 14, 2007

Div.Honra A.F.Leiria - Aposta na Formação?

Hoje ao ler a edição on-line do "Região de Leiria" e visitando uma página que inclui todas as transferências do futebol distrital da Divisão de Honra, notei num importante pormenor, que porventura pode passar despercebido a quem não analisar todos os planteis e se cingir apenas à sua equipa.
O facto é pura e simplesmente a inclusão nas equipas de mais de 50 jogadores ex-juniores, ou seja, produtos da formação dos clubes.
Este aumento exponencial de jogadores incluídos nos planteis, reflecte claramente uma mudança na formulação dos grupos para disputar os campeonatos por duas razões:
1º Treinadores que acreditam nos jovens e talvez por efeito "bola de neve" seguem o exemplo do que se vê em grandes equipas nacionais e estrangeiras, onde pontificam valores vindos da formação desses clubes, e que sentem que a formação nos nossos clubes também melhorou.
2º Dirigentes que por força dos erros efectuados em passados recentes, os deixam com grandes dificuldades e deparam-se com jovens valores a despontar e consequentemente também de "mais baixo custo financeiro". Isto claro em equipas onde se atribui pequenas contrapartidas monetárias, porque os tempos áureos já lá vão.
Assim, nesta época poderemos ter no nosso futebol, o que tendencialmente vem acontecendo,o surgir de um ou outro jogador a integrar os onze iniciais, que aliados à mestria e experiência de jogadores "mais batidos", podem colocar toda a sua irreverencia do "ser jovem" e querer demonstrar qualidade perante a confiança neles depositada!
Isto ao mesmo tempo que poderemos ter um recuperar de espectadores aos jogos, visto que são os mais novos que poderão levar jovens amigos e familiares aos campos na expectativa de os ver jogar.
Esta média ligeiramente acima de 3 jogadores ex-juniores por plantel pode sempre decrescer um pouco, por diversos factores. Além de estarmos em fase de pré-época e detecção de "falhas" nos plantéis, existe sempre o risco de um ou outro vir a abandonar agora ou com o decorrer da época se as suas expectativas não forem correspondidas!
Para finalizar, deixo os votos de maiores felicidades ao grupo elevado de ex-juniores que ascenderam aos seniores de todo o distrito, e especialmente a um grupo de oito que integra o plantel do Beneditense, que tive o prazer de ser um dos treinadores que com eles se cruzou na sua formação!

8 comentários:

  1. Grande Marco Ferreira :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É na minha opinião demasiado redutor entregar a responsabilidade do fraco despontar dos séniores 1º ano aos clubes ou aos treinadores.Que tal também falarmos da real qualidade da maior parte deles?Eu acho que quando se tem condições chega-se lá...demore o tempo que demorar!O que acontece é que grande parte nem sequer tem o vício da bola quanto mais o resto..humildade então para aprender alguma coisa é só rir!As coisas têm um rumo normal!Não aparecem tantos como antes porque não valem tanto como antes...é muito simples!

    ResponderEliminar
  3. o que foi dito acima é simples e verdade.todos os miudos,! agora nao quer dizer que nao haja uma ou outra excessao mas sao vaidosos querem é imitar o cristiano ronaldo com brincos e botas parecidas mas no que toca a bola isso é mentira, a humildade pra ouvir os mais velhos e treinadores pra trabalhar fica muito aquem do que seria benefico pra eles por isso cada vez ha menos a subir a senior e a continuar a progredir numa possivel carreira de futebolista sem por de parte o emprego normal obviamente... um bem haja para akeles que querem e tem o vicio da bola (muito poucos)por vezes nao tem muito talento mas trabalham muito e sao mais uteis que os que supostamente tinham mais talento ... de qualquer modo boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  4. Aos anonimos anteriores: Eu no post faço referencia a um aumento de juniores que passaram a seniores, ou que pelo menos querem apostar nestes jovens... tudo o resto que salientaram, e não discordando de factores que enunciaram, são condicionantes que devem e podem ser "moldadas" claro está, haja vontade dos atletas. Mas uma vez mais refiro, houve um aumento na transição de juniores para seniores e não foi só na divisão de honra como depois acabei por ler e reparar que noutras equipas do nosso distrito fizeram o mesmo! Aos anonimos e por as suas opiniões também elas bem válidas eu só fico com pena que não se identifiquem... Um abraço! e também para o Perre!

    ResponderEliminar
  5. Não me parece que haja uma necessidade muito grande em identificar-me num espaço como este.Uma coisa é uma maior aposta em preencher plantel com ex-juniores outra coisa é afirmarem-se a médio longo prazo numa equipa.Cuidado com as estatísticas,valem o que valem!Sou treinador de futebol sénior,tenho tudo a favor quanto à utilização dos mais jovens,mais velocidade,menos lesões,muito coração,mais«fáceis» de liderar só que há o reverso da medalha que me parece que o Marco menospreza ao dizer«moldadas».O atleta tem de chegar ao escalão sénior «moldado» ténica,tática e mentalmente.As 3 vertentes têm a mesma importância.O problema é que a nível de mentalidade competitiva não estão preparados e é um problema tão grande como não ter pés ou não saber ler o jogo.Ha que se calhar pensar menos na vitória imediata na formação e pensar-se mais no apetrechamento contínuo do atleta quanto a estas 3 vertentes e de uma forma equilibrada pois são as 3 muito importantes para «lá chegar».Já presenciei centenas de jogos de 5 e 7 em que ganhar se sobrepõe a todo o resto.Não tem de ser necessariamente assim.Claro que normalmente a estratégia de clube não deixa grande margem ao treinador por muito bem preparado que ele esteja.De qualquer modo não há lugar à tragédia porque aqueles que gostam de bola com mais ou menos jeito acabam sempre por encontrar um clube onde se possam divertir...Marco não se trata de te contradizer por prazer,pretendia só dar uma perspectiva do lado de cá de uma racional e concluir dizendo que mal ou bem quem trabalha em futebol para mim é sempre grande.Bem haja!

    ResponderEliminar
  6. Caro Anonimo: Como somos do mesmo "meio" é que falei da situação de identificação. Os post e os comentários construtivos e fundamentados são sempre benvindos! Aliás é através destas situações de "discussões/debates" sobre os pontos de vista de trabalho na formação ou futebol sénior, que nos enriquece como treinadores! Um bem haja também para si!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o anónimo,
    Já discuti este e outros assuntos com outros treinadores e a conclusão que se chega é que trabalha-se mal na formação. Existem nos clubes com muitos atletas alguns que se destacam devido à qualidade que têm, possuem e evoluem, mas isso não é sinónimo de boa formação.

    Os clubes não traçam métodos de trabalho, análises de evolução e acompanhamento devido para uma boa formação. É arranjar x treinadores, um para cada escalão e fica ao critério de cada um trabalhar à sua maneira. É verdade que para ser diferente ter-se-ia de ter outros meios, outra logistica e talvez outros conhecimentos, mas o ideal era trabalhar como deve de ser, não só para a boa formação dos atletas, como para a preparação exacta dos atletas quando chegam ao seu 1º ano de sénior. E aqui, o anónimo sente essas dificuldades quando os juniores chegam à sua equipa sénior, onde encontra várias lacunas, não tanto técnicas, mas de outras vertentes.

    Acho que se pode e deve trabalhar melhor na formação, mas é preciso mais do que dizer-se isto.

    Concordo plenamento com o anónimo quando refere a mentalidade de alguns treinadores de formação que só pensam é em vitórias. A época passada defrontei algumas equipas que onde tive pena da maneira como os miudos estão a ser formados, mas infelizmente é assim.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook