quarta-feira, dezembro 13, 2006

GD Santo Amaro 3 - GD Atouguiense 1

12.ª Jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão -Série Sul
Campo Estrela do Lis



GD Santo Amaro – Ivan; Marinho; Ricardo; Ticks; Didi; Oliveira(c); Portugal; Carlos; Marco; João Pedro; Kevin.
Suplentes – Micael; Hélio; Jorge; João; Bajouco
Treinador – Sandro

G.D. Atouguiense: Augusto; Sousa(c); Luís (Kafanfa aos 33m); Ganhão; Constantino; Super; Michael; Mata (Vando aos 33m); Tiago (Vando II aos 70m); João Russo; PC
Suplentes não utilizados: Sérgio; Xaxo; Calé;
Treinador: Leiria
Delegados: Ricardo Silva; Vítor
Massagista: Agostinho

Disciplina: Cartão amarelo a Sousa, João Russo; Vando;
Marcador: Oliveira (g.p. 2m); João Pedro (20m); Kevin (35m) e PC (79m)
Ao intervalo: 3 – 0


Assim é difícil pontuar


Havia a perspectiva de ser um bom jogo de futebol entre duas equipas que apesar de estarem tranquilamente a meio da tabela classificativa queriam ganhar para se aproximarem ainda mais dos lugares cimeiros, mas não foi assim tão bom porque houve alguém que não quis. Assistiu-se a uma primeira parte muito equilibrada mas com o Santo Amaro a ter um ligeiro ascendente.
Aos 2 minutos da partida começou o “espectáculo” com um penálti assinalado favor do Santo Amaro por uma falta de Ganhão sobre um avançado do Santo Amaro, falta essa que existiu e começa bem fora da área de rigor. A vontade de assinalar penálti era tanta que o árbitro até se esqueceu de expulsar o central Ganhão. Chamado á conversão Oliveira não perdoou.
Tentou reagir ao golo o Atouguiense como podia, até com uma boa circulação de bola entre os seus jogadores, mas por vezes era pouco esclarecido na forma como atacava. Ainda assim de vez em quando causava algum perigo na área do guardião Ivan. O Santo Amaro era uma equipa também com uma boa circulação de bola, mais tranquila e conseguia causar maior perigo junto da baliza de Augusto.
Foi numa dessas investidas à área forasteira que após a marcação de um pontapé de canto e após vários ressaltos em que nenhum jogador Atouguiense conseguiu aliviar a bola, depois de um remate à queima roupa de um outro jogador da equipa da casa, João Pedro desviou para o fundo da baliza do Atouguiense. Iam decorridos 20 minutos de jogo.
À passagem do minuto 35 novo golo para a equipa da casa desta vez por intermédio de Kevin que após jogada pela direita do ataque, isolou-se e á entrada da área Atouguiense “chapelou” Augusto. Estava feito o terceiro para equipa da casa. Neste lance tudo normal não fosse o facto de Kevin estar, sem exagerar, uns ligeiros 3 metros adiantado em relação ao penúltimo defensor Atouguiense.
Nesta altura os jogadores do Atouguiense estavam de cabeça perdida por assistirem a tamanhas injustiças e nada poderem fazer para debelar esta situação, pois eram literalmente ameaçados, recebendo inclusive lições de moral da parte do árbitro da partida.
Até ao intervalo registou-se uma melhoria no futebol praticado pelo Atouguiense, mas ainda assim nunca conseguiu facturar nas ocasiões criadas.
Na segunda parte a equipa do Atouguiense entrou mais calma e expedita sobre o terreno de jogo e apesar das primeiras ocasiões de golo surgirem junto da baliza de Augusto, encostaram a equipa do Santo Amaro ao seu reduto defensivo na tentativa de reduzir a vantagem no marcador. Logo no início, penálti que ficou por assinalar por mão deliberada de um defesa amarense dentro da área, após um lançamento lateral. Mais uma vez ao protestar, de uma forma sempre correcta pela decisão tomada, o árbitro da partida ameaçava de modos por vezes ofensivos os jogadores do GDA.
Poucos minutos volvidos e nova decisão polémica dentro da área do Santo Amaro, desta vez Vando ao rodar sobre um adversário é derrubado por este quando se virava para a baliza.
A persistência premiou o Atouguiense com um golo que veio a acontecer aos 79 minutos por PC após um cruzamento da esquerda do ataque, este recebe a bola na área, desvia-a de dois oponentes e remata para golo. É um golo que peca por tardio face ao caudal ofensivo produzido pela equipa Atouguiense. Passados poucos minutos novo golo forasteiro por PC após novo cruzamento na esquerda do ataque mas desta vez invalidado. Nem jogadores nem muitos dos espectadores do jogo se aperceberam de falta passível para se invalidar o golo. Mas mais uma vez reclamar para quê?
Até ao fim do jogo, o Atouguiense a jogar quase sempre no meio campo adversário, tentou reduzir a desvantagem mas não conseguiu, enquanto que o Santo Amaro espreitava o contra ataque e não aumentou a vantagem por mérito de Augusto que fez 2 excelentes defesas a evitar golo.
Estou convencido que não se assistiu a uma melhor partida de futebol, devido à actuação do árbitro que teve uma actuação intimidadora e ameaçadora para com os jogadores do Atouguiense, uma coisa a lembrar que estávamos num regime ditatorial. Chegou-se ao ridículo de ser assinalada uma falta quando o árbitro se encontrava de costas para o lance, e nenhum dos auxiliares dá indicação de falta, por ouvir um simples “Ai”.
Situações destas não se devem repetir, seja em que campo for. Tal como os jogadores os árbitros também erram, mas serem arrogantes ameaçadores e provocadores é inadmissível nos tempos que hoje correm e devem merecer toda a atenção por parte dos responsáveis da A.F.Leiria.
Não entenda o prezado leitor que tento desculpar a derrota do Grupo Desportivo Atouguiense no campo do Santo Amaro com a actuação do árbitro da partida e seus pares, mas que contribuíram de maneira directa ninguém pode negar.
Por Luis Sousa (Xuxa)

5 comentários:

  1. Quero dar os parabens pelo excelente blog que criaram. Tenho é muita pena que utilizem comentários e criticas ao jogos que apenas oiçam uma parte das pessoas envolvidas. Nós já perdemos vários jogos e não nos queixamos da arbitragem, enquanto que pelo comentário deixado o jogo o Atouguiense apenas perdeu devido ao arbitro. Será que se esqueceram das oportunidades que o Santo Amaro teve na primeira parte e nos primeiros dez minutos da segunda parte? E o Atouguiense quantas teve? No lance do primeiro golo quando o jogador faz falta tinha de ser expulso... Se fosse expulso jogavam 85 minutos com um jogador a menos???? Viram a forma como alguns jogadores do Atouguiense falavam para o árbitro de peito cheio???
    Falem mas é de futebol jogado e não dos árbitros... Foi um bom jogo com um vencedor justo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Penso que é mais positivo para o blog noticiar, divulgar, fomentar o diálogo sobre assuntos dos clubes distritais, futuro dos mesmo, dificuldades, novidades, do que criticas a arbitragens, etc ...

    Também não me parece correcto avaliar-se jogos deste nível pelo que os jornalistas regionais[como são estes exemplos] escrevem. Mais vale ver do que ouvir dizer.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Carlos nao concordo consigo. De facto acho muito positivo colocarem aqui os comentarios aos jogos. Haverá sempre discussoes e penso que isso não é negativo, desde que as pessoas se exprimam de uma forma correcta como fez o Sandro.É normal haver difrenças nas intrepretaçoes aos jogos. Quase que apostava que é a segunda feira que o blog tem mais visitantes, porque todos, onde me incluo, buscam avidamente informaçao que escasseia nos jornais.Da sempre prazer ver os jogos e os golos dos amigos. Quanto ao que dizes, sim penso que para além das cronicas, se deve fazer outro tipo de artigos onde tambem se divulgue o Futebol no distrito que atravessa uma crise sem igual. Vejo isso mesmo no meu clube, o S.L.Marinha. Um abraço e continuaçao deste excelente trabalho
    P.S espero que as "discussoes" sejam sempre civilizadas, que as pessoas saibam entender as difrenças, para que nao aconteça o mesmo que no Derbie, onde visitantes sem educação, estragam o fabuloso trabalho desenvolvido pelo Cid Ramos

    ResponderEliminar
  4. Penso que me fiz entender mal ... esta-se a comentar algo escrito por outro alguém. De certa forma quem comenta já conhecia experiências anteriores e a discussão parte daí. POr mim pode-se discutir[a troca de impressões é positiva quando bem dialogada] à vontade e as crónicas dos jogos devem aparecer, como eu também colocarei sempre que ache necessário. Só acho que pode haver mais senso quando se está a discutir algo.

    ResponderEliminar
  5. oi sandro concordo contigo, tudo bem que a atouguia tenha sido roubada, mas tambem não jogou para ganhar, ao contrario do gdsa que dominou uma boa parte do jogo

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook